Curso






 
Hoje, em dia, existem muitos profissionais da área da eletrônica que tem deficiência na hora de fazer uma solda de um componente eletrônico na placa PCB e muitas vezes acabam danificando a placa ou queimando o componente eletrônico por falta de conhecimento técnico, por uso incorreto do ferro de solda ou estação de retrabalho, isso acaba gerando um prejuízo financeiro.

Grande parte dos equipamentos comerciais atuais utiliza a técnica de montagem em superfície (SMT - Surface Mounting Technology) com emprego de componentes ultra-miniaturizados para montagem em superfície chamados SMD (Surface Mounting Devices).

Como é feito este tipo de montagem, como são os componentes usados e o que podemos fazer em termos práticos para manutenção de equipamentos ou realizar montagens com essa tecnologia? Por isso que montamos esse treinamento de Solda SMD / PTH.

Muito profissionais da área tem procurado em se especializar em soldagem SMD e PTH, se preocupando em melhorar a qualidade dos seus serviços.

Número de placas eletrônicas para conserto esta em expansão. Cada dia que passa os aparelhos eletrônicos estão ficando cada vez mais sofisticados e com seus circuitos mais complexos, exigindo do reparador mais habilidade e conhecimento para estar efetuando o reparo.



"O reparador bem treinado e de posse de conhecimento técnico, efetuará conserto da placa com qualidade e chances de retorno de conserto são considerada zero."



Muitos profissionais da área, sempre tem alguma dificuldade para soldar um componente eletrônico tanto em PTH ou SMD, no caso de PTH, muitos profissionais não sabem usar corretamente o ferro de solda e acabam danificando a placa ou mesmo o componente eletrônico. Em SMD se não souber operar corretamente a estação de retrabalho de SMD, pode danificar também tanto a placa eletrônica, deixando a placa estufada com excesso de calor ou mesmo queimando o componente SMD, geralmente um componente SMD tem seu alto custo de valor e por isso que o profissional precisa realmente ter cuidado antes de efetuar qualquer reparo na placa.

É muito comum, hoje em dia, vermos placas eletrônicas com diversos componentes, tanto em PTH ou SMD, e o reparador precisa estar atento na hora do reparo para que a manutenção da placa seja feita com qualidade para evitar perdas ou retorno de manutenção.

Nosso curso é rápido e prático, onde focamos tempo todo na parte prática e usamos a teoria quando houver necessidade.


Público Alvo:
--> Reparadores que atuam com reparos em placa eletrônicas e querem aprimorar seus conhecimentos e habilidades, aprendendo as técnicas correta para substituição de componentes eletrônicos;

--> Técnicos em Eletrônica, informática, automação e afins;

--> Para aqueles que tem vontade de trabalhar com reparos em placas eletrônicas em empresas;

--> Alunos de cursos técnicos: eletrônica, informática, automação industrial, eletrotécnica e elétrica;

--> Alunos de cursos de engenharia.


Pré Requisito:
--> Desejável ter conhecimento de componentes eletrônicos ( Se não tiver não há problemas, passaremos dicas e tabela de componentes mais usuais )

--> Se não tiver a estação de retrabalho SMD ou ferro de solda comum, levamos até ao cliente;

--> Ter um avental ou um guarda pó.


Material Didático:
--> Apostila Teórica;

--> Certificado de Conclusão.


Programa do Curso:
--> Introdução ao SMD / PTH;

--> Preparando a bancada;

--> Ferramentas necessárias para se trabalhar com solda;

--> Os cuidados com a eletricidade estática;

--> Tipos de Placas Eletrônicas;

--> Manuseando o ferro de solda com retirada de componentes PTH;

--> Conhecendo estação de retrabalho de solda SMD, temperatura ideal para se trabalhar e os cuidados com a estação;

--> Dessoldando e Ressoldando componentes eletrônicos PTH e SMD;

--> Dicas para fazer uma boa solda.


Carga Horária:
--> 06hs




A carga horária é super suficiente para aprender as técnicas de soldagem PTH e SMD. Depois do curso é só aplicar as técnicas diariamente.


Investimento que vale a pena com ótimo retorno financeiro.



--> São José dos Campos - SP